Problemas da Próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que rodeia a uretra (canal por onde a urina sai da bexiga para o exterior) e está situada por baixo da bexiga e à frente da parte final do intestino. Existe unicamente nos homens e produz um líquido que faz parte do sémen.

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que rodeia a uretra (canal por onde a urina sai da bexiga para o exterior) e está situada por baixo da bexiga e à frente da parte final do intestino. Existe unicamente nos homens e produz um líquido que faz parte do sémen. 

Próstata

A próstata é um órgão que vai aumentando de volume ao longo dos anos, pelo que, com o avançar da idade, podem começar a surgir certos incómodos, como veremos a seguir.

Vamos conversar sobre duas situações que geram problemas da próstata:

  • Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)
  • Cancro da próstata

O que é a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)?

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), trata-se de um crescimento mais marcado da próstata (mas sem ser cancro) que começa a impedir o normal urinar, levando a sintomas como:

  • Jato urinário mais fraco
  • Necessidade de urinar durante a noite
  • Urinar mais frequentemente durante o dia
  • Necessidade de fazer um maior esforço para conseguir urinar
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • Urgência para urinar
  • Gotejar no final de urinar

Se tiver algum destes sintomas, ou outros (como sangue na urina ou dor ao urinar) procure o seu médico para que ele o possa orientar.

É importante saber se tem HBP para melhorar o seu conforto, o funcionamento urinário, e diminuir o risco de infeções urinárias ou de retenção urinária (urina que não sai de todo).

O diagnóstico é principalmente baseado nos seus sintomas e na exclusão de outros problemas de saúde através de exames como análise de urina, PSA, Ecografia da próstata, com eventual biópsia, ou quantificação da urina que fica na bexiga depois de urinar.

O PSA, que pode ser avaliado através de uma análise ao sangue, é produzido pela próstata.

Pode estar aumentado em várias situações benignas (inflamação ou hiperplasia benigna) mas também em casos de doença maligna, devendo ser avaliado por um médico para estudar a probabilidade de existir cancro da próstata.

O tratamento para a Hiperplasia Benigna da Próstata

O tratamento para a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) começa por algumas medidas como:

  • Beber em pequenas quantidades e intervalos regulares de tempo.
  • Evitar ingerir grandes quantidades de líquidos em pouco tempo, sobretudo ao jantar.
  • Evitar o álcool.
  • Eliminar as refeições com salsichas, picantes, salgados, especiarias e cafeína.
  • Urinar sempre que sentir necessidade e não “aguentar” a urina.
  • Evitar estar sentado muito tempo
  • Evitar as viagens longas; faça paragens de 10 minutos para caminhar e urinar.
  • Evitar a obstipação.

E caso seja necessário, medicação em comprimidos, ou pequenas cirurgias.

A HBP não causa nem evolui para cancro, mas alguns homens podem até ter ambos os problemas (HBP e cancro).

Cancro da Próstata

O Cancro da Próstata é o tumor mais frequente nos homens e representa cerca de 24% de todos os tumores na Europa.

Começa na maioria das vezes por ser silencioso, e os sintomas aparecem apenas com o avançar da doença, em fases mais avançadas.

Sendo frequentemente curável nas suas fases iniciais, o diagnóstico precoce é muito importante.

Atualmente, não são conhecidos fatores ambientais que aumentem o risco de cancro da próstata, pelo que não se preconizam medidas dietéticas ou preventivas deste tipo de cancro.

Rastreio Cancro da Próstata

Neste momento ainda não existe rastreio organizado para o Cancro da Próstata, pois os testes existentes não são suficientemente específicos para detetar corretamente quem não tem doença e poderiam causar tratamentos desnecessários e desadequados.

No entanto, os homens, principalmente a partir dos 50 anos, são encorajados a procurar o seu médico, mesmo não tendo sintomas, para discutir este assunto e ponderar a necessidade, caso a caso, de medir o PSA, de fazer biópsia ou outros exames que sejam necessários. Existem algoritmos de avaliação de risco que o seu médico irá seguir para avaliar o próximo passo a cada momento, assegurando a deteção do problema sem o submeter a procedimentos desnecessários.

Sozinho, um PSA elevado não permite fazer o diagnóstico de cancro da próstata; este só pode ser feito mediante uma biópsia positiva.

Frequentemente é necessário repetir as análises de PSA, avaliar a próstata por ecografia e se as suspeitas forem altas realizar então a biópsia prostática (que não requer internamento hospitalar).

Em muitas ocasiões, uma vez confirmado o cancro da próstata, é suficiente realizar um tratamento hormonal com comprimidos e injeções. Noutras ocasiões este tratamento deve associar-se a sessões de radioterapia. Atualmente a cirurgia é utilizada com menos frequência.

 

Se quiser saber mais informações pode consultar o website da Associação Portuguesa de Urologia.

Em Portugal existe também a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata sempre pronta para ajudar!

 

Fontes:

Associação Portuguesa de Urologia – https://apurologia.pt/

Lower Urinary Tract Symptoms in Men., Wei JT, Dauw CA, Brodsky CN. JAMA. 2025;:2836455. doi:10.1001/jama.2025.7045.

Benign Prostatic Hyperplasia: Rapid Evidence Review. Arnold MJ, Gaillardetz A, Ohiokpehai J. American Family Physician. 2023;107(6):613-622.

IPO Lisboa – cancro da próstata

Urinary Symptoms and Prostate Cancer-the Misconception That May Be Preventing Earlier Presentation and Better Survival Outcomes. Gnanapragasam VJ, Greenberg D, Burnet N.

BMC Medicine. 2022;20(1):264. doi:10.1186/s12916-022-02453-7.

Management of Lower Urinary Tract Symptoms Attributed to Benign Prostatic Hyperplasia (BPH): AUA Guideline Amendment 2023. Sandhu JS, Bixler BR, Dahm P, et al. The Journal of Urology. 2024;211(1):11-19. doi:10.1097/JU.0000000000003698.